
Resultado Final
Confira abaixo o resultado final do Prêmio Caminhos. Parabéns a todos os participantes e vencedores! Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte.
Conheça Izabella Cristo
Izabella Cristo é paraense, nasceu em Belém e vive em São Paulo. Médica, pós-graduada no curso de formação de escritores pelo Instituto Vera Cruz, é membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Tem diversos textos de prosa e poesia em coletâneas, além de livros de crônicas lançados por autopublicação. “Mãezinha”, vencedor do Prêmio Caminhos de Literatura, é seu primeiro romance.
Em “Mãezinha” acompanhamos o drama de uma cirurgiã que entra em trabalho de parto prematuro, no qual ela e o filho correm risco na UTI. Narrado em segunda pessoa com a precisão de quem conhece a fundo os bastidores de um hospital – a protagonista é uma médica paraense –, o romance esmiuça medos, aflições e esperanças vivenciados por tantas mulheres nessa condição clínica.
SUBCOMISSÕES
Conheça Ana Lima Cecilio
Ana Lima Cecilio é editora e livreira. Atualmente, é curadora da Flip.
Conheça Bethânia Pires Amaro
Bethânia Pires Amaro nasceu em Recife/PE, mas foi criada na Bahia, em Ilhéus e em Salvador. Seu primeiro livro, “O ninho”, publicado em novembro de 2023 pela Editora Record, foi vencedor, na categoria contos, dos Prêmios Sesc e APCA de Literatura. Reside atualmente em São Paulo, onde trabalha na Secretaria Municipal de Educação.
Conheça Caê Guimarães
Caê Guimarães é escritor, poeta, e jornalista. Estreou em livro com “Por baixo da pele fria” (poesia, Massao Ohno Editor, 1997), relançado em 2013 na Catalunha como “Per solta de la pell freda”. Seu romance de estreia, “Encontro você no oitavo round” (Editora Record, 2020), foi o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2021.
Conheça Carlos Eduardo Pereira
Carlos Eduardo Pereira é carioca, nascido em 1973. Autor dos romances “Enquanto os dentes” (2017) e “Agora Agora” (2022), ambos publicados pela editora Todavia, e também do infantil 'Bailinho' (2023), pala editora Baião.
Conheça Jéssica Balbino
Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação e literatura pela Unicamp, colunista do Estado de Minas. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros "Gasolina & Fósforo", "Traficando Conhecimento" e “Hip-Hop- A cultura marginal” (premiado pelo MinC). Atua também como curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Criadora do projeto Margens (premiado pelo Governo Estado de Minas Gerais), que difunde a literatura feita por negros, indígenas, ribeirinhos, etc, é viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas "vagas", é psicanalista.
Conheça Marcos Peres
Marcos Peres é Mestre em Literatura pela Universidade Estadual de Maringá. Autor dos romances "O evangelho segundo Hitler" (prêmios Sesc 2012/2013, São Paulo de Literatura 2014) e "Que fim levou Juliana Klein?".
Conheça Márwio Câmara
Márwio Câmara é escritor, jornalista e crítico literário. Formado em Literatura, Artes e Filosofia pela PUC-RS. Colaborador do Jornal Rascunho. “Autor de Escobar” (Moinhos) e “Sobre o silêncio das horas” (7Letras).
COMISSÃO FINAL
Conheça Marcelo Moutinho
Marcelo Moutinho é escritor, jornalista e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV-Rio. Conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica com “A lua na caixa d’água” (Malê), e o Prêmio Clarice Lispector 2017, da Fundação Biblioteca Nacional, com a antologia de contos “Ferrugem” (Record).
Publicou também os livros “A palavra ausente” (Malê), “Rua de dentro” (Record) e “Na dobra do dia” (Rocco), além de obras voltadas para as crianças. Organizou várias antologias, entre elas "Contos de Axé - 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás" (Malê) e "O meu lugar" (com Luiz Antônio Simas, Mórula). Acaba de lançar, pela editora Record, a biografia “Estrela de Madureira – A trajetória da vedete Zaquia Jorge, por quem toda a cidade chorou”.
Conheça Micheliny Verunschk
Micheliny Verunschk é escritora e historiadora, é autora de livros de contos, poesia e romances, incluindo “Nossa Teresa: Vida e morte de uma santa suicida” (Patuá, 2014), vencedor do prêmio São Paulo de Literatura; “O som do rugido da onça” (Companhia das Letras, 2021), que conquistou o Jabuti de melhor romance literário e o terceiro lugar do prêmio Oceanos, e “Caminhando com os mortos” (Companhia das Letras, 2023).
Seu livro de contos “Desmoronamentos” (Martelo Casa Editorial, 2022) venceu o Prêmio Biblioteca Nacional. Em 2024, publicou a antologia “Geografia íntima do deserto e outras paisagens reunidas” (Círculo de poemas / Fósforo), reunindo sua poesia quase completa.